top of page

Red Umbrella News nº 24

Quais são os limites do uso da Inteligência Artificial na literatura e nas artes? Nesta edição abordaremos o caso do livro Frankenstein, que foi retirado da lista de semifinalistas do Prêmio Jabuti, o mais importante do cenário literário nacional, por ter sido produzido com elementos gráficos feitos por softwares de inteligência artificial (IA).


E temos uma novidade para contar: lançamos o REDCAST, o podcast do Red Umbrella. Nele você poderá ouvir nossas resenhas e artigos de maneira prática e sem interrupções.


Quer aproveitar as oportunidades da Black Friday? Leia nosso artigo sobre como evitar as armadilhas para uma das datas mais importantes do comércio.


E não acabou...temos ainda a resenha do livro Criação do Ocidente, de Christopher Dawson, e a Redlist sobre os 5 Erros Financeiros Que Comprometem Sua Prosperidade Financeira.


Nas Últimas do Red, destacamos a estreia do filme Napoleão, dirigido por Ridley Scott, nos cinemas.


Espero que goste do que preparamos. Aproveite e torne-se membro do nosso blog e participe da nossa Comunidade.


 

FRANKENSTEIN e a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL



Há algum tempo vem se discutindo os benefícios e prejuízos da Inteligência Artificial (IA) em nossas vidas. Desde o uso de algoritmos para manipulação de informações até a produção intelectual propriamente dita, a IA tem sido alvo de críticas por ameaçar a criatividade humana e dar vazão a ações ilicítas.


No último dia 10/11, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Prêmio Jabuti de literatura, retirou da lista semifinalistas do Prêmio o livro Frankenstein, de Mary Shelley, uma edição ilustrada do Clube de Literatura Clássica e de autoria do designer Vicente Pêssoa.


A edição foi publicada em 2022, e o Clube de Literatura informou, na época, que o livro havia sido inteiramente ilustrado por inteligência artificial. A referência da autoria, inclusive, mencionava o software utilizado para sua produção, o Midjourney. Apesar disso, a CBL desclassificou a obra com a justificativa de que “as regras da premiação estabelecem que casos não previstos no regulamento sejam deliberados pela curadoria, e a avaliação de obras que utilizam IA em sua produção não estava contemplada nessas regras”. Ela informou, ainda, que “a utilização dessas novas ferramentas será objeto de discussão para as próximas edições da premiação”.


Na opinião de Pessôa, entretanto, não deveria haver uma categoria de ilustração com IA e ilustração à mão, porque seria dividir uma categoria por técnica. Ele citou, como exemplo, que não existe categoria de ilustração com fotografia, ilustração com xilogravura, ilustração com serigrafia ou ilustração no photoshop.


Ele diz acreditar, ainda, que o uso da IA em ilustrações é irreversível. “Eu estou utilizando praticamente todos os dias, é um outro photoshop em várias etapas do processo de formação de imagem. Quem não usar vai ficar para trás, não tem como. É uma ferramenta boa, se estiver na mão boa. Ela está aí, as pessoas vão utilizar.”


Apesar de se sentir punido por inovar, Pessôa enxerga um lado positivo na decisão da CBL. “É o principal prêmio de literatura do Brasil, e as pessoas só estão falando das nossas ilustrações. A melhor coisa que poderia ter acontecido foi essa desclassificação.”



E você, o que achou dessa polêmica? Concorda com o uso da IA em produções artísticas? Deixe seu comentário ao final da newsletter e responda nossa enquete.


 

EVITANDO ARMADILHAS FINANCEIRAS NA BLACK FRIDAY


A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para consumidores e comerciantes de todo o país, mas ela também poder ser uma armadilha financeira difícil de se libertar se você não tomar alguns cuidados e pensar racionalmente.


Neste artigo, de autoria de Renata Castro, foram listados alguns conselhos para quem está tentando organizar a vida financeira, mas, ao mesmo tempo, gostaria de aproveitar os bons descontos neste grande evento do comércio. Foram analisadas estratégias prudentes para o uso do décimo terceiro, equilibrando a tentação das promoções com a necessidade de reduzir dívidas.


Não perca as oportunidades, mas não perca a cabeça.


 

CRIAÇÃO DO OCIDENTE


Conhecer as origens dos fundamentos da civilização ocidental, é conhecer a história da cristandade medieval. Neste ótimo livro, o historiador britânico Christopher Dawson sintetiza e correlaciona os processos históricos ocorridos durante os primeiros treze séculos do cristianismo no continente europeu.



Dawson aborda os desafios e transformações pelos quais a Europa, a Igreja e o próprio cristianismo enfrentaram desde pouco antes do colapso político do Império Romano até o fim da Idade Média, como as invasões bárbaras, a influência islâmica, o monasticismo, o surgimento das ordens religiosas e a criação das primeiras universidades. Época de grande riqueza filosófica, espiritual, artística e literária, a Idade Média também foi a época de um importante movimento de reforma da Igreja, mas que acabou culminando em uma profunda crise religiosa.


Leia a resenha aqui e deixe seu comentário. Aproveite para comprar o livro no link que disponibilizamos.

 

REDCAST



Dando continuidade à estratégia de disponibilizar nossas publicações em diferentes mídias e canais, criamos o podcast do Red Umbrella, o REDCAST. Através da plataforma de serviço de streaming Spotify, você poderá ouvir o melhor do nosso conteúdo.


Os primeiros três episódios foram as resenhas dos livros A Abolição do Homem, de C. S. Lewis, Democracia o Deus que falhou, de Hans-Hermann Hoppe, e Antifrágil, de Nassim Nicholas Taleb. Toda semana teremos um novo episódio.


Usamos o software Fliki, baseado em IA, para converter nossos textos em voz e dar mais nitidez e clareza aos áudios produzidos.


Siga o REDCAST no Spotify e acompanhe todos os episódios.


 

REDLIST - 5 Erros Que Comprometem Sua Prosperidade Financeira



A busca pela estabilidade financeira e pela prosperidade é uma jornada desafiadora e que muitas vezes é prejudicada por hábitos que comprometem os planos de quitação de dívidas e o caminho em direção ao sucesso financeiro. Nessa REDLIST, exploramos os cinco principais erros financeiros que as pessoas frequentemente cometem no dia a dia e que comprometem seus objetivos e também sugerimos algumas estratégias para evitá-los e superá-los.


E lembre-se: educar-se financeiramente é empoderar-se.


Não deixe de ler e responder à enquete ao final.

 

ÚLTIMAS DO RED


Napoleão



A aguardada super produção de Ridley Scott fará sua estreia no próximo dia 23/11 nas principais salas de cinema em todo o Brasil.


O filme retrata a origem e ascensão de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) até sua derrota final em Waterloo e seu exílio na longínqua ilha de Santa Helena. Vista sob o prisma do seu volátil relacionamento com sua esposa e excêntrica paixão, Josephine (Vanessa Kirby), a narrativa descreve um Napoleão que provavelmente poucos conhecem.


Com seis grandes sequências de batalhas, ao contrário de outros filmes sobre o personagem, como o famoso Waterloo (1970), este épico certamente marcará a história do cinema. Exímio estrategista militar e líder carismático, Napolão Bonaparte representou o fim de uma era e o prenúncio de grandes transformações na Europa. Um filme imperdível.


Ridley Scott é notoriamente conhecido por realizar grandes épicos. Foi diretor de alguns grandes clássicos, como Gladiador, Blade Runner e Alien, o Oitavo Passageiro.


Curiosidade: cerca de 400 livros já foram escritos sobre Napoleão, e aqui no Red você pode ler a resenha de um deles: Waterloo, de Bernard Cornwell.





Qual é a sua opinião sobre o uso de IA na arte e na literatura?

  • Não deveria ser usada em nenhuma ocasião

  • Deveria ser usada apenas para pesquisa de informações

  • Pode ser usada na produção de maneira complementar apenas

  • Não vejo restrições ao seu uso



bottom of page