Ler um bom livro de ficção é, sem dúvida, um das experiências mais prazerosas que podemos ter. Além de prender nossa atenção por horas a fio, mantendo-nos longe das redes sociais, da TV e dos celulares, eles despertam nossa imaginação e potencializam nossa criatividade. Quem já não sonhou em estar na pele de grandes personagens ou experimentar os perigos e aventuras de um universo criado pela mente de talentosos escritores?
E quais são os livros que mais se destacaram mundialmente neste século? Podemos usar como parâmetro o número de unidades vendidas, mas isso não quer dizer que são os melhores. Existem vários gêneros de ficção (e.g. mitos, contos de fadas, ficção histórica, ficção científica, ficção realista e fantasia) e todo leitor deve ter o seu preferido, por isso é difícil estabelecer qual é o melhor livro e o melhor autor. De qualquer forma, quando pesquisamos as listas dos mais vendidos, encontramos alguns gêneros que se sobressaem sobre outros e alguns títulos e autores que, apesar de não serem consenso entre os críticos, escreveram seus nomes na história da literatura. Resolvemos, então, fazer um bom uso da IA e pesquisar os 5 maiores best-sellers mundiais nas principais fontes sobre o assunto. Aqui está o resultado:
5º LUGAR - O CAÇADOR DE PIPAS
Autor: Khaled Hosseini
Data da publicação: 2003
Gênero: ficção histórica
Vendas: cerca 31,5 milhões de cópias
O livro é um drama que retrata a amizade entre dois meninos que vivem no Afeganistão, um país marcado pela guerra e pela opressão, e que têm que lidar com a traição, a culpa e a redenção.
Khaled Hosseini nasceu em Cabul, filho de uma professora e um diplomata e, por isso, mudou-se muitas vezes para outros países quando criança. Até que, em 1980, quando a família preparava-se para retornar à vida na capital do Afeganistão, o país sofreu um golpe de Estado e Khaled foi obrigado ao exílio nos Estados Unidos, onde vive até hoje. Autor dos best-sellers O caçador de pipas e A cidade do Sol, Khaled tem seus livros editados em mais de 70 países. Foi nomeado Representante Voluntário do Alto Comissariado de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR), a Agência de Refugiados da ONU, em 2006. Inspirado por uma viagem que fez ao Afeganistão com o órgão, Hosseini criou a Fundação Khaled Hosseini, uma instituição sem fins lucrativos que oferece assistência humanitária aos afegãos.
Clique aqui para comprar
4º LUGAR - A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
Autor: Markus Zusak
Data da publicação: 2005
Gênero: ficção histórica
Vendas: cerca de 40 milhões de cópias
Uma emocionante narrativa sobre a vida de uma garota alemã durante a Segunda Guerra Mundial, que encontra consolo na leitura e no roubo de livros.
Markus Zusak nasceu em 1975, em Sydney, na Austrália. Seu best-seller A menina que roubava livros lhe rendeu sucesso mundial, tendo sido traduzido para mais de quarenta idiomas e conquistado diversos prêmios. Pela Intrínseca, também publicou Eu sou o mensageiro e A garota que eu quero. O construtor de pontes foi escrito ao longo de treze anos, uma grande jornada para Zusak, mais grandiosa ainda para quem o lê.
Clique aqui para comprar
3º LUGAR - CINQUENTA TONS DE CINZA
Autora: E. L. James
Data da publicação: 2011
Gênero: romance erótico
Vendas: cerca de 60 milhões de cópias
Um romance erótico que narra o relacionamento entre uma estudante de literatura e um milionário misterioso, que a introduz em um mundo de práticas sexuais sadomasoquistas.
E. L. James é ex-executiva de TV e mora em Londres. Casada e com dois filhos, sempre sonhou em escrever histórias pelas quais os leitores se apaixonassem. Sua estreia na literatura, a trilogia Cinquenta tons de cinza, se tornou o maior fenômeno editorial dos últimos anos.
Clique aqui para comprar
2º LUGAR - HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE
Autora: J. K. Rowling
Data da publicação: 2007
Gênero: fantasia
Vendas: cerca de 65 milhões de cópias
Obs.: a série Harry Potter vendeu mais de 600 milhões de cópias em todo o mundo
O livro é o último da saga do bruxo mais famoso do mundo, que enfrenta seu maior desafio: a batalha final contra o terrível Lord Voldemort, que ameaça destruir tudo o que ele ama.
Joanne Kathleen Rowling nasceu nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Estudou Francês e Letras Clássicas na Universidade de Exeter. Em 1990, Rowling teve a ideia para a trama de Harry Potter, numa viagem de trem de Manchester para Londres. Sete anos depois, a primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicada na Inglaterra pela editora Bloomsbury, dando início ao maior fenômeno editorial de todos os tempos. J. K. Rowling ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year. Em 2003, a autora foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância.
Clique aqui para comprar
1º LUGAR - O CÓDIGO DA VINCI
Autor: Dan Brown
Data da publicação: 2003
Gênero: suspense e mistério
Vendas: mais de 100 milhões de cópias
O livro é um thriller que mistura suspense, história, arte e religião, e conta a história de um professor de simbologia que se envolve em uma conspiração que envolve o Santo Graal, a Igreja Católica e uma sociedade secreta.
Dan Brown é o autor de suspense mais popular da atualidade. Ele também escreveu Origem, Inferno, O Símbolo Perdido, Anjos e Demônios, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto. Dan é casado com a pintora e historiadora da arte Blythe, que colabora nas pesquisas de seus livros. Ele mora na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.
Clique aqui para comprar
O que achou da lista? Conte nos comentários e responda nossa enquete.
Quais dos livros da lista você já leu?
O caçador de pipas
O Código Da Vinci
A menina que roubava livros
Cinquenta tons de cinza
You can vote for more than one answer.
Comentários