Para estrear a nova categoria de HQs do Red Umbrella, escolhi Blacksad - Volume 5: Amarillo. Apesar de já ser publicada desde 2000, eu só vim conhecer a série há uns 3 anos atrás, enquanto explorava a seção de HQs da Livraria da Travessa do Barrashopping, Rio de Janeiro. E se você ainda não tem esse hábito, cultive-o. Não há nada mais prazeroso do que ir a uma livraria e explorar novos títulos, autores e estilos. Posso garantir que, ao fazer isso, você descobrirá muito mais do que imagina.
Blacksad é uma criação dos espanhóis Juan Díaz Canales (roteirista) e Juanjo Guarnido (ilustrador). Seu personagem principal, John Blacksad, é um detetive particular na pele de um gato - cabe ressaltar que todos os personagens da série são antropomorfizados, ou seja, são animais com características humanas. Ambientada nos Estados Unidos da década de 50, possui uma temática essencialmente adulta e traços que dão um tom expressivo a cada personagem. Os roteiros são interessantes e as histórias, no estilo noir, podem ser lidas de forma independente.
Nesta edição, Blacksad se envolve, sem querer, com um roubo de carro, um jovem escritor, um advogado de porta de cadeia e dois assassinatos. Em busca de uma nova vida e de um emprego, ele chega a Nova Orleans e acaba conseguindo uma grana fácil num trabalho aparentemente inofensivo - levar o carro de um ricaço texano para a cidade de Tulsa, Oklahoma. Só que o carro acaba sendo roubado e, ao perseguir os ladrões, ele vai parar em Amarillo, Texas, cidade que dá o subtítulo ao HQ. Com muitas reviravoltas e personagens interessantes, alguns do próprio universo de Blacksad, a história captura a atenção do leitor até o fim.
Juanjo Guarnido usa uma paleta de cores amarelada para nos remeter ao ensolarado e quente sul dos Estados Unidos, onde boa parte da trama se desenrola. Detalhe: Amarillo também é conhecida como a "Rosa Amarela do Texas", música folclórica tradicional americana. Ela está associada à história de como Emily D. West, uma escrava, colaborou para a vitória na Batalha de San Jacinto, decisiva na Guerra de Independência do Texas.
Para quem gosta de HQs adultos e ilustrações de ótima qualidade, recomendo fortemente a leitura, é entretenimento garantido. Aproveite também para atiçar sua curiosidade e buscar outros títulos, seja explorando as seções específicas em livrarias ou mesmo pesquisando na rede. Existem muitos talentos, inclusive brasileiros, espalhados por aí.
Comments