top of page

Against Empathy - Paul Bloom

Atualizado: 12 de abr. de 2022



Contra a empatia

Como um livro com este título poderia não chamar a atenção, uma vez que nos últimos anos livros com a palavra "empatia" no titulo explodiram como o Paul Bloom mesmo cita? De acordo com minha pesquisa no Goodreads achei 1974 livros. Assim, com todo este hype, acho super válido alguém questionar o conceito.

A primeira ideia que me agrada no livro é separar empatia de compaixão o que totalmente concordo. Tomar uma decisão sem empatia não significa falta de compaixão, sentimento de igualdade ou moral.

Eu, que pessoalmente prefiro doar a instituições de caridade que auxiliar alguém randômico que cruzou meu caminho, me identifico com algumas ideias.

Por outro lado, achei que o livro tem pouco conteúdo próprio, sendo uma ou duas ideias originais empacotadas em uma pletora de ideias do Steve Pinker, ou Peter Singer. Entretanto,. se você ainda não leu nenhum destes autores, pode ser interessante.

Me incomodou especialmente uma menção ao teste do Marshmellow ao final do livro. Ele cita como verdade que crianças que se saem bem neste teste, tem sucesso na vida. Esta teoria é muito discutida e já foi desbancada várias vezes ou defendida sobre outra luz. Assim eu senti falta de pelo menos uma menção sobre isto. Ainda tenho que dizer que é quase hilário que qualquer livro de psicologia que se leia traga estes mesmos exemplos toda a vez. Vira clichê.

Para quem não conhece o teste do marshmellow adiciono aqui o link para vídeo do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2cjTtJhq2Pw

Escolhi um link que propositalmente afirma ao final que as crianças que se saem bem no teste são "melhores". O teste claramente mede o nível de auto controle e a confiança nos adultos por parte das crianças, o que realmente são características positivas para um bom desenvolvimento. Entretanto, é claramente simplista para determinar o futuro sucesso de um individuo, o qual depende sem duvida de muitos fatores.

36 visualizações0 comentário
bottom of page