top of page

A sábia ingenuidade do Dr. João Pinto Grande - Yuri Vieira

Atualizado: 20 de fev.


Sabedoria em prosa

O título atrevido e bem-humorado esconde, ou melhor, disfarça uma grande obra. Através de 7 contos repletos de diálogos brilhantemente construídos, bom humor (inclusive humor ácido) e situações inusitadas, o autor trata de temas atuais e, porque não dizer, polêmicos com altas doses de bom senso, filosofia e religiosidade.


O Dr. João Pinto Grande, advogado, é um homem comum dotado de virtudes e sabedoria incomuns. Suas explicações metafísicas e racionais para questões sobre a existência de Deus, religião e moral são dignas de aplausos, transformando os diálogos em verdadeiros embates entre o divino e o mundano, entre fé e desesperança.


Num mundo assolado pelo politicamente correto, onde as ideologias viraram dogmas e o contraditório uma heresia, Yuri Vieira conseguiu, de forma excepcional, construir uma narrativa que possibilitasse trafegar por esse terreno espinhoso sem tropeçar e chamar (muita) atenção. Seu domínio da linguagem é tal que os diálogos, mesmo longos, prendem a atenção do leitor em cada detalhe do seu desenvolvimento.


Comparado a Chesterton e elogiado por figuras do porte de um Olavo de Carvalho, de um Millor Fernandes e de um Rodrigo Gurgel, Yuri deve ser lido e prestigiado por aqueles que amam a boa literatura e detestam o subintelectualismo do senso comum contemporâneo. Eu já estou pronto para devorar suas outras obras, e você?


Em tempo: em 2018, este livro foi um dos semifinalistas do Prêmio Oceanos (ex-Portugal Telecom), um dos mais importantes da literatura de língua portuguesa.



Disponível em capa comum e no Kindle Unlimited; Editora Record; 1ª edição (24 agosto 2017). Clique aqui para acessar a loja da Amazon e comprar o livro.


Sobre o autor: Yuri Vieira é um escritor e cineasta paulistano radicado em Goiânia. Estudou na Universidade de Brasília — onde cursou cinema com Nélson Pereira dos Santos — e, após residir durante dois anos com a escritora Hilda Hilst (de quem foi secretário pessoal e webmaster), trabalha hoje como roteirista e diretor de audiovisual. Publicou "A Tragicomédia Acadêmica - Contos Imediatos do Terceiro Grau", seu primeiro livro, em 1998 e, em Abril de 2007, dirigiu seu primeiro curta-metragem de ficção, "Espelho", o qual, além de receber o prêmio de melhor direção do 3º FestCine GYN, participou como curta convidado do festival "No Siesta, Fiesta!" (Tromsø, Noruega, 2009) e da mostra “Verão Cinema e Outras Coisas” (Costa da Caparica, Portugal, 2009). Em 2006, publicou vários episódios de um podcast que gravou com o filósofo Olavo de Carvalho, o que resultou na estréia de sua voz na internet: Um bate-papo com Olavo de Carvalho. Durante o quinto episódio, enquanto conversavam, Olavo explicitou sua intenção de criar o True Outspeak, seu próprio podcast, o que veio a ocorrer no ano seguinte. Atualmente, além da Record, Yuri tem livros publicados pelas editoras José Olympio e Vide Editorial.







bottom of page