
Uma aula de cultura
A definição do que é arte tem sido objeto de discussão há muito tempo. Para os gregos da Antiguidade, o conhecimento era tanto uma ciência quanto uma arte. Para muitos, hoje ela pode ser definida com uma expressão de ruptura com os valores tradicionais ou de conexão com o belo e o sagrado, de transcendência do espírito humano. A despeito dessas duas definições, o que podemos afirmar, contudo, é que a arte sempre está em diálogo com os valores de uma cultura, de um período.
Neste brilhante documentário da Brasil Paralelo, a música, considerada a primeira arte, é tratada e dissecada de forma didática desde sua origem até os dias atuais como instrumento de transformação e, ao mesmo tempo, de reflexo do mundo e do tempo em que vivemos. Dividido em 3 partes, o documentário é uma obra cuidadosa e enriquecedora para todos aqueles que, como eu, apreciam a música e a arte como expressão máxima do espírito humano. Valendo-se de participações de músicos e especialistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, aprendemos, entre outras coisas, sobre a origem das notas musicais e sobre o significado e importância dos elementos básicos (harmonia, melodia e ritmo) que compõem a música, além de termos uma amostra das obras dos maiores compositores de todos os tempos.
O documentário também nos chama atenção para as mudanças que vêm ocorrendo ao longo das últimas décadas, onde a produção e comercialização de estilos mais ritmados e menos melódicos vêm refletindo um modo de vida mais imediatista e superficial. Longe de ser uma crítica sobre preferências pessoais, é um chamado para reflexão do caminho que estamos tomando.
Se a poesia imita os homens em ação, a música imita os estados da alma, das emoções e das virtudes. Ela nos oferece luz e resposta sempre em diálogo com a cultura do momento e na estética e nos comportamentos do ser humano de cada uma das épocas. A música une os anseios do coração com os anseios do intelecto. Se não desenvolvemos o último, essa conexão se enfraquece ou perde seu sentido.
Caso não seja assinante da Brasil Paralelo, você pode assistir o documentário pelo YouTube através dos seguintes links:
Você também pode assistir ao vídeo da resenha no nosso canal no YouTube:
Comments