Para o empreendedor nato, em que todo dia é dia de fazer algo novo pela primeira vez, pode parecer maçante e exaustivo, mas quem conhece bons empreendedores sabe que há uma força infinita para a renovação diária, e tal força vem do combustível do empreendedor, a qual eu chamo de Apreendedorismo.
“Apreendedorismo é exercer a liberdade mental de pensar por conta própria.”
(Dalmo Moreira Jr.)
Fechando 2024, não poderia deixar de escrever sobre a palavra “Apreendedorismo”, que foi ativada na minha mente pelo meu grande amigo-irmão Dalmo Moreira Jr., fundador do Red Umbrella.
Aprender + Empreendedorismo = Apreendedorismo
Empreender gera aprendizado e em somatório é preciso estar sempre aprendendo para empreender. Não há um sem o outro, são como corpo e alma, empreender é o corpo, que materializa o empreendimento, e aprender é a alma, que é livre, que se inspira, que confunde, que erra e acerta.
Para o empreendedor, o apreendedorismo é uma ferramenta fundamental, em especial para enfrentar o desafio diário de ter que fazer algo pela primeira vez, vencendo os obstáculos impostos pelo “novo”, que sempre assustam, e por isso não é de se impressionar que são poucas são as pessoas que tem coragem de realizá-lo.
Como a leitura é grande aliada do apreendedorismo, somada às experiências vividas, recomendo duas leituras quem podem ser encontradas do Red Umbrella: O ebook A eficácia sob o ponto de vista chinês, disponível para compra na Amazon, e também a resenha de A Arte da Guerra (Sun Tzu).
Trazendo para as minhas experiências, nos últimos 5 anos tenho tido o privilégio de ouvir de diversas pessoas, as quais tenho me relacionado profissionalmente, a seguinte expressão:
- Estou impressionado(a) como você conseguiu fazer isso acontecer no Brasil.
Em parte me sinto muito orgulhosa, pois se trata do reconhecimento de muito trabalho e muito apreendedorismo; por outro lado, no entanto, sinto uma certa tristeza em saber que muito mais poderia ser feito se o nosso Brasil fosse gerido por pessoas de competência que valorizassem o aprendizado e não atrapalhassem o empreendedor de forma sistemática.
Quando você empreende em algo que tudo dá certo é uma maravilha, e isto fica evidente pelo empreendimento realizado. É fácil conseguir pessoas que querem estar com você, todos estão corroborando interesses, há recursos e etc. Mas sabemos que a vida não é assim...
As dificuldades impostas por fazer algo novo e transformador levam a ações que naturalmente vão gerar erros. E quando você erra, ninguém olha para o empreendimento, e sim para quem está por trás, ou seja, o empreendedor responsável pelo erro.
Neste momento você vê a grandiosidade da alma, pois só quem tem propósito pode lidar com as dificuldades e lutar para revertê-las.
Como não há uma fórmula matemática pronta, o apreendedorismo é a ferramenta que irá lhe guiar neste momento. Segue o link preparado pelo seu criador para o seu aprofundamento no tema.
Algumas características da ferramenta citadas por Dalmo no Artigo são:
- A liberdade intelectual de pensar por conta própria é resultado direto do aprender desinteressado e apaixonado, e isso deve ser uma responsabilidade individual e intransferível;
- O amor pelo aprendizado pode e deve ser estimulado como antídoto contra as ideologias que insistem em nos desconectar da realidade e controlar nosso pensamento;
- Quando delegamos essa característica intrinsicamente humana para outras pessoas ou entidades, nos tornamos reféns das circunstâncias e vítimas da ignorância;
- Devemos ser capazes, como pessoas livres, de fazer escolhas significativas e chegar às nossas próprias decisões, mesmo nas questões mais difíceis;
- Nossas limitações não podem ser usadas como justificativas, pois a porta está aberta para qualquer um que tenha vontade de aprender;
- Uma pessoa pode saborear o aprendizado mesmo quando está envolvida em outra atividade.
Refletindo sobre as características acima, me vem a mente a história da Serall, um case de muito apreendedorismo desde seu nascimento, o qual irei compartilhar neste artigo.
CASE SERALL
A Serall é única produtora nacional de vedações de borracha em perfluoerelastômero (FFKM), amplamente utilizadas pelas indústrias petroquímicas e químicas e produzidas a partir de um polímero premium de alto custo, que até então só existiam no Brasil através de importações. Enquanto um polímero melhor da classe no Brasil era encontrado a 50 dólares por quilo, o polímero utilizado nas vedações de FFKM não custavam menos de 3.000 dólares por quilo.
Os produtos da Serall nasceram em 2009 com o propósito de atender o mercado brasileiro e internacional, tornando o Brasil independente de importações e com capacidade de desenvolver e aprimorar tecnologia própria.
A Serall é puro apreendedorismo, pois estamos falando de um produto, uma marca e um empreendimento que nasceu do zero, e que envolve a criação de tudo que se pode imaginar pela primeira vez. Na minha lembrança as principais criações e desafios foram:
- Primeira captação de recurso para atuar em Pesquisa e Desenvolvimento com um material tão caro e de alto risco tecnológico;
- Primeiro contato com fornecedores, explicando que iriamos empreender em FFKM e concorrer com multinacionais;
- Primeira formulação técnica do produto, assumindo as responsabilidades técnicas da qualidade e performance do produto em campo, que opera a mais de 300 graus Celsius;
- Primeira produção dos produtos com o medo de perder ou desperdiçar material que custa 5.000 dólares e não tem em quantidade abundante, ou seja. precisa dar certo;
- Primeira visita técnica em cliente, explicando que iriamos concorrer com as grandes multinacionais e ter um produto local, mais barato e com estoque local em FFKM;
- Primeira homologação técnica, que levou 6 anos para garantia de segurança e confiabilidade, além do convencimento do time de engenheiros para abertura de portas para uma oportunidade de reduzir custos e aumentar qualidade;
- Primeiro acordo com sócio para estruturação do go-to-market, e achar uma pessoa de alta confiança que entendesse a grandiosidade do empreendimento de forma racional, sem confundir com sonhos e emoções;
- Primeira rodada de investimento para alavancagem da força de vendas e escalonamento do processo no Brasil e no Exterior.
Nesta jornada, além de eu ter o apreendedorismo como ferramenta, muitas pessoas que se relacionaram com o empreendimento também tiveram seu ciclo de apreendedorismo graças à Serall. E é incrível lembrar das pessoas que nos apoiaram e ajudaram desde o começo da jornada e, por esse motivo, em 2024 eu aproveitei um momento no Seminário de Empreender com Filosofia do Red Umbrella para homenageá-las. Não por sorte, e sim por empenho todas as pessoas da foto abaixo que são mega bem-sucedidas. Primeiro porque são mestres em apreendedorismo, e, segundo, pela bondade e generosidade que elas têm são prova de que a lei do retorno nunca falha, todas têm wi-fi com Deus.
Além dos amigos acima, uma pessoa foi fundamental para o salto grande da Serall e graças ao apreendedorismo este salto grande aconteceu. Meu sócio Gustavo Stein, que entrou no negócio como um entusiasta da tecnologia, jovem, porém com mente brilhante para a mecânica, e ciente que precisava se habilitar em conhecimentos de gestão e negócios. Iniciei a tutoria do Gustavo desde seus 16 anos, quando começou como meu estagiário (nesta época o estágio durava mais de 6 horas, o que favorecia o apreendedorismo acontecer de forma orgânica.)
Com valores e virtudes parecidos, juntos fomos estabelecendo as fraquezas e fortalezas para que o seu desenvolvimento pudesse ser realizado em voo...- você não pode parar o negócio para aprender, você precisa fazer isso da meia-noite as seis, literalmente. Tenho certeza de que meu maior ensinamento para o Gustavo foi o Apreendedorismo, e o Gustavo conquistou a liberdade de pensar por conta própria.
Neste momento, estamos trabalhando em um desenvolvimento inédito para a Serall com o objetivo de criar o primeiro anel de vedação de FFKM conectado do mundo. Em parceria com a Universidade Feevale, com o Instituto Senai de Integridade, a Universidade de Erechim e a Coppe (UFRJ), a Serall deve quebrar mais um paradigma e aumentar a vida útil de seus produtos.
Enquanto concorrentes produzem peças para serem trocadas, a Serall produz peças para serem duradouras e agregarem valor para o cliente, através dos princípios da Economia Circular e Transformação Digital.
Sob apoio da FINEP em edital específico para o mercado de Petróleo e Gás, tal feito só poderá ser realizado quando todos da equipe atuarem com o espírito do apreendedorismo, e como diz o Dalmo, - encontrar no aprendizado uma forma de expressar seu amor ao próximo.
Que este artigo inspire em 2025 no seu aprofundamento ao Apreendedorismo!
Um beijo cheio de #moléculasvaliosas
Texto escrito com o coração de quem vive plenamente o que acredita. Parabéns Diana pelo exemplo e pela coragem em empreender num país tão desafiador como o nosso.