top of page

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

Atualizado: 10 de jan.



O início da saga

O Senhor dos Anéis é uma das obras literárias mais populares do Século XX, um conto de fadas que encanta e inspira gerações de leitores e escritores até hoje. Originalmente publicado em três volumes, entre 1954 e 1955, foi reimpresso várias vezes e traduzido para mais de 40 idiomas.


Adaptado para o cinema em 2001, a trilogia tornou-se ainda mais famosa. Sucesso de público e aclamados pela crítica, os 3 filmes (A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei) faturaram cerca de US$ 3 bilhões e 17 Oscars, tornando-se a franquia cinematográfica mais premiada da história.


A obra impressa deveria ser lançada em um único volume, mas foi dividida em três como forma de baratear os custos de impressão (havia racionamento de papel na Inglaterra do pós-guerra). Seus eventos ocorrem cerca de 60 anos depois de O Hobbit, o primeiro livro autoral publicado por J.R.R. Tolkien.


O primeiro volume, a Sociedade do Anel, amplifica o universo criado no livro anterior, conectando as histórias e apresentando, com mais detalhes, a mitologia da Terra Média. Ao iniciar a obra com a festa de aniversário, e de despedida, de Bilbo Bolseiro, o protagonista do livro anterior, Tolkien nos apresenta aos personagens que farão parte da nova jornada (Frodo, Sam, Pippin e Merry), e aproveita para contar sobre a origem dos Hobbits e dos anéis de poder.


Os anéis, que foram forjados pelos elfos, foram distribuídos às principais raças da Terra Média. Três, os mais belos entre eles, ficaram com os elfos, 7 com os reis anãos e 9 com os homens. O mais poderoso deles, entretanto, o Um Anel, foi feito por Sauron, o Senhor Sombrio, para reger todos os demais e comandar todos os povos. E é sobre a luta pela destruição deste anel e do que ele representa, e também sobre a jornada de superação e coragem de Frodo Bolseiro nesse processo, que a história se trata.


"Os Três, mais belos de todos, os senhores élficos esconderam dele, e sua mão jamais os tocou nem conspurcou. Sete estiveram em posse dos reis dos Anãos, mas três ele recuperou, e os demais os dragões consumiram. Nove ele deu a homens mortais, altivos e grandiosos, e assim os apanhou na armadilha. Muito tempo atrás eles caíram sob o domínio do Um e se tornaram Espectros-do-Anel, sombras sob sua grande sombra, seus mais terríveis serviçais. Faz muitos anos desde que os Nove caminharam livremente, mas à medida que a Sombra volta a crescer, também eles poderão caminhar de novo.


Assim é agora: os Nove ele recolheu para si, os Sete também, ou então estão destruídos. Os Três ainda estão ocultos. Mas isso não o perturba mais. Ele só precisa do Um; pois ele mesmo fez esse Anel, é seu, e deixou grande parte de seu antigo poder passar para dentro dele, de modo que pudesse reger todos os demais. Se ele o recuperar, voltará a comandar todos eles de novo, onde quer que estejam, mesmo os Três, e tudo que foi realizado com eles será desnudado, e ele será mais forte do que nunca."


Se você assistiu aos filmes, mas nunca leu nenhum dos livros, não se surpreenda com a mudança de perspectiva sobre alguns personagens, principalmente sobre os Hobbits e, em especial, sobre Frodo. Há, claro, muitos detalhes que não aparecem nos filmes, que optaram por realçar muitas cenas de ação, como a luta contra os Orcs na viagem por Moria, e dar menos ênfase em outras, como a estada do grupo em Lórien. Mas não se preocupe, a imersão na obra não tirará sua admiração pelo que assistiu nas telonas, mas fará, com certeza, você ir mais fundo no universo da Terra Média e, dessa, forma, entender o porquê dessa obra ser tão admirada e cultuada há décadas.



Edição em capa dura da HarperCollins, de 25/11/2019 (O box da trilogia também está disponível pela mesma editora). Clique aqui para acessar a loja da Amazon e consultar o preço.


Notas sobre o autor: Conhecido internacionalmente como J.R.R. Tolkien, John Ronald Reuel Tolkien foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico. Nascido no Estado Livre de Orange (atual África do Sul), passou a viver na Inglaterra a partir dos 3 anos de idade. Desde pequeno ele era fascinado por línguas e costumava inventar seus próprios idiomas. Doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e de Dublin, foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II e recebeu o título de doutor honorário em Letras pela Universidade de Oxford. Tolkien é considerado o "mestre da literatura fantástica". Suas obras, como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, foram traduzidas para mais de 50 idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações de escritores e leitores no mundo todo.









bottom of page