top of page
Foto do escritorDalmo Moreira Jr.

Livre para escolher - Milton Friedman e Rose Friedman

Atualizado: 18 de abr.


Menos Estado, mais Liberdade

Apesar de ser sido publicado na década de 80 e revisto uma década depois, Livre para Escolher trata de um tema extremamente contemporâneo e sensível para todos nós. Usando a realidade americana do século XX e até meados da década de 70 como pano de fundo para sua obra, os autores explicam como a liberdade foi sendo corroída e a geração de riqueza foi duramente afetada por meio do surgimento crescente de leis, regulamentações e agências governamentais.


Livre para Escolher pode ser considerado uma ode à liberdade e, ao mesmo tempo, à responsabilidade que todos nós temos por nossos destinos e com as consequências naturais de nossas escolhas. Vivemos constantemente diante da influência de uma mão invisível contrária àquela preconizada por Adam Smith, a mão invisível da política. Esta, que em nome do interesse geral e do bem-estar social, serve, na grande maioria das vezes, apenas para atender interesses especiais de pequenos grupos que lutam ferozmente para manter seus privilégios em detrimento dos demais.


Fazendo uma analogia com o caso brasileiro, podemos observar que o crescente poder do governo sobre as nossas vidas e, consequentemente, sobre a nossa liberdade individual, tem sido a causa dos principais males que vivenciamos hoje: corrupção desenfreada, populismo exacerbado, o ressurgimento de ideologias ultrapassadas e o aparelhamento sem precedentes do Estado.


Todos temos o direito de perseguirmos nossos objetivos e o direito de decidir o que vamos fazer com ele. Quanto mais deixamos esse destino nas mãos de terceiros, ou sendo mais específico, nas mãos do governo, mais ameaçada estará a nossa capacidade de nos envolvermos em atividades que efetivamente contribuam para o desenvolvimento da sociedade humana.






20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page