top of page

Especial Dia das Crianças - 5 Maiores Autores da Literatura Infanto-Juvenil Mundial

Atualizado: 17 de dez. de 2023

Escrevemos recentemente sobre Roald Dahl na Red Umbrella News #5 quando noticiamos a aquisição do seu enorme acervo de historias infantis, incluindo, A Fantástica Fábrica de Chocolate pela Netflix.


Isso nos deixou com vontade de escrevemos mais sobre os demais incríveis autores e seus clássicos da literatura infanto-juvenil. Nossa homenagem ao Dia das Crianças de todas as idades.


1. Lewis Carroll


Lewis Carroll (1832–1898), inglês, era o pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, que escreveu romances, poemas, contos e charadas, além de ser exímio matemático e fotógrafo. As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho são suas obras mais conhecidas.



Publicadas pela primeira vez em 1865, as Aventuras de Alice no País das Maravilhas logo conquistaram crianças, adolescentes e também os leitores adultos. Mais de 150 anos depois do seu lançamento, o livro – e sua continuação Alice através do espelho –, ainda é um clássico incomparável, cheio de vida, repleto de enigmas e charadas e com um humor refinado que segue encantando geração após geração.


O livro Aventuras de Alice no País das Maravilhas já vendeu mais 100 milhões de cópias em todo o mundo. É fonte de inspiração para escritores, artistas e filósofos e também matéria-prima de inúmeras adaptações literárias, versões cinematográficas e diversas outras manifestações artísticas.


Um clássico incomparável para se ler junto com as crianças. Separamos algumas das melhores edições, dignas de destaque na sua estante.









2. Dr Seuss


Theodor Seuss Geisel, mais conhecido como Dr. Seuss (1904 - 1991), é o autor infantil mais popular nos Estados Unidos. Suas histórias são adotadas pelas escolas e muitas crianças aprenderam a ler com seus personagens..


Além de escrever sempre do seu jeito irreverente, Dr. Seuss era um mestre nas rimas e nos jogos de palavras. Seus livros já venderam mais de 650 milhões de exemplares e foram traduzidos para dezoito línguas, incluindo braille.


Suas histórias sobreviveram ao passar do tempo e já foram muitas vezes adaptadas para filmes, séries e animações.


Alguns dos seus livros mais icônicos, sempre presentes nas listas de livros infantis mais vendidos mundo a fora, foram adaptados para séries animadas originais da Netflix, como Ovos Verdes e Presuntos e O Gatola da Cartola. Grinch Roubou o Natal também é muito popular e adorado.


Presentear as crianças com seus livros é garantia de sorrisos e diversão. Confira nossas recomendações.













3. Hans Christian Andersen


Hans Christian Andersen (1805-1875) foi um escritor e poeta dinamarquês de muitos dos mais famosos contos infantis de todos os tempos, como Soldadinho de Chumbo, Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e o Grão de Ervilha, entre outros, que foram imortalizados em diversas adaptações, sendo uma das mais recentes, A Rainha da Neve, que você deve conhecer melhor como a Elsa, de Frozen.


Seus contos já foram traduzidos para mais de 125 idiomas. Hans escreveu contos para crianças por praticamente toda a sua vida, publicando 156 histórias cheias do humor tipicamente escandinavo e permeadas por sutil ironia do cotidiano em suas narrativas.


Desde 1956, a organização não-governamental suíça International Board on Books for Young People (IBBY) concede o Hans Christian Andersen Award, um prêmio literário batizado em homenagem ao autor, e que é considerado o "Prêmio Nobel da literatura infanto-juvenil".


A obra de Andersen é considerada tão importante para a literatura infantil, que no dia 2 de abril - data de seu nascimento - é comemorado o Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil.







4. Irmãos Grimm


Assim com Andersen, os contos e histórias dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm estão entre os mais traduzidos e adaptados para a animação e o cinema. Inúmeros clássicos da Disney - Rapunzel, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve - são, na verdade, versões suavizadas das narrativas originais que os irmãos reuniram em seu estudo sobre fábulas do folclore alemão.


Ao longo dos 40 anos em que os contos foram sendo publicados, Wilhelm foi modificando os enredos para tornar as partes mais trágicas e sombrias das histórias tradicionais mais atraentes e adequadas para as crianças, tendo sua versão final publicada em 1857.


Conheça algumas das mais belas publicações dos Contos de Fadas dos irmãos Grimm, em versões para os pequenos e também para os adultos curiosos em conhecerem as histórias originais.







5. Monteiro Lobato


Um dos mais amados escritores da literatura infanto-juvenil brasileira, Monteiro Lobato (1882-1948) não poderia ficar de fora desta lista. Afinal, quantos de nós nos deliciamos com as aventuras de Narizinho, Pedrinho e Emília e tantos outros personagens maravilhosos de O Sítio do Pica-pau Amarelo que acompanharam nossa infância?


Em 1919, Monteiro Lobato fundou a primeira editora nacional, a Editora Monteiro Lobato. Em 1921, publicou "Narizinho Arrebitado", que depois passaria a chamar-se “Reinações de Narizinho”. Em seguida publicou “Saci” (1921) e “O Marquês de Rabicó” (1922).


Os livros infantis fizeram muito sucesso, o que inspirou o autor a desenvolver as aventuras de seus personagens no universo criado para Sítio do Pica-pau Amarelo, no qual crianças convivem com bonecas que falam e vários seres mitológicos, como os inesquecíveis Saci e Cuca. A obra foi adaptada para a televisão pela primeira vez em 1960.













Posts recentes

Ver tudo
bottom of page