Nossa ultima RedList em comemoração ao Dia das Crianças foi um enorme sucesso que nos incentivou a publicarmos uma nova lista, agora, com autores atuais que escrevem para crianças mais velhas, entre 8 e 12 anos.
Sabemos que pode ser um enorme desafio para pais, tutores e professores fazer a transição de livros lúdicos com muitas ilustrações para histórias mais complexas e com maior quantidade de texto que, em geral, as crianças já estão aptas a faze-lo mas que, às vezes, mostram resistência com livros que "não têm figuras" - nas palavras do meu caçula de 10 anos (rs).
Determinada a formar mais um leitor apaixonado, voltei-me à estratégia bem sucedida que utilizei com o meu filho mais velho. Saí a procura de livros voltados para esse público altamente virtualizado, acostumado a interagir com várias mídias simultaneamente e que se entedia fácil.
Descobri que há todo um mercado posicionado para atendê-los. Além de visualmente atraentes, a temática desses autores quase sempre gira em torno das angústias, dúvidas e descobertas típicas dessa fase da vida das crianças que estão se preparando para abandoarem a infância mas não, necessariamente, a inocência. Nesse aspecto, os livros podem também ser muito úteis para ajudá-las nessa importante transição.
O que (re)aprendi nesta busca, agora com o caçula, é que vale sim muito a pena insistir em desenvolver a paixão literária na criança.
Esses são 5 autores que podem te ajudar nesta missão:
1. Jeff Kinney
Jeff Kinney merece o topo dessa lista por ser um veterano em histórias para crianças que estão no final da infância, em transição para a pré-adolescência.
Greg, protagonista da série O Diário de Um Banana é um menino comum que preocupa-se muito em ser popular. Na escola não possui muitos amigos, mas tem Rowley Jefferson, seu melhor amigo. Gosta muito de vídeo games, quadrinhos e também é muito zoado por ter um diário.
O primeiro livro da série foi lançado em 2007 e já vendeu 250 milhões de cópias no mundo todo. A coleção já tem 15 volumes (mais um está a caminho), 4 livros especiais, quatro filmes e continua sendo um sucesso. Já venceu 9 vezes o Nickelodeon Kids' Choice Awards. Definitivamente, um "clássico" da literatura infanto-juvenil contemporânea.
2. Andy Griffiths
Andy Griffiths também é amado pela turminha que adora livros muito ilustrados e com histórias doidas e divertidas. Ele edita seus livros em parceria com o ilustrador e amigo Terry Denton desde 1997 e juntos já venderam mais de 10 milhões de cópias.
Eles tem duas séries incríveis de livros. A primeira, Coleção Irada! é perfeita para despertar a curiosidade científica de uma forma super divertida (e meio nojenta, rs). A coleção A Casa na Árvore com 13 andares, que já está no 130º andar, é uma série de livros sensacional que meu filho devora cada livro a cada dois ou três dias às gargalhadas. A casa na árvore com 104 andares, sétimo livro da série, recebeu o prêmio de melhor livro para crianças de 7 a 12 anos.
Se você quer cativar de vez seu pequeno leitor, os livros da dupla são uma escolha perfeita.
3. Rachel Renée Russell
Rachel Renée Russell é autora número um na lista de livros mais vendidos do New York Times pela série de sucesso Diário de uma Garota Nada Popular e pela nova e emocionante série Desventuras de um Garoto Nada Comum, que meu filho adora e está sempre esperando pelo próximo volume.
Rachel tem mais de quarenta milhões de livros impressos pelo mundo, traduzidos para 42 idiomas. Ela adora trabalhar com suas duas filhas que a ajudam a escrever e a ilustrar seus livros.
Direcionado principalmente para meninas pré-adolescentes, Diário de uma Garota Nada Popular pode ser considerado uma versão feminina de Diário de um Banana e conta a história de Nikki, que ganhou uma bolsa de estudos para uma escola particular de prestígio. Sua angústia ao lidar com as meninas malvadas do colégio, a relação com seus pais, sua paixão pelo bonitão da escola e as novas amizades que faz são assuntos registrados em seu diário, ao lado de inúmeros desenhos que ela mesma faz de sua vida.
4. Gabriel Dearo e Manu Digilio
Gabriel Dearo e Manu Digilio são brasileiros e hoje comandam quatro canais no YouTube que somam mais de 10 milhões de inscritos. Meu caçula os segue e eles são, realmente, engraçados. Tente não rir junto com seu filho assistindo aos vídeos da dupla (rs).
Em 2019, se tornaram autores best-sellers com As Aventuras de Mike, no Brasil e em Portugal, com mais de 200 mil exemplares vendidos. O sucesso foi tanto que os personagens do livro ganharam vida e se tornaram desenho animado, com aventuras inéditas, no canal As aventuras de Mike, no YouTube.
Na mesma linha de O Diário de um Banana, Mike é um garoto desastrado que prefere videogames e salgadinhos no lugar de futebol e é PÉSSIMO com as garotas. Ao lado do seu fiel amigo Nando (que é o ser humano mais distraído do planeta Terra) vão se aventurar em uma competição de biscoitos em busca de um misterioso prêmio que irá mudar suas vidas para sempre.
5. Cressida Cowell
Cressida Cowell cresceu em Londres e em uma pequena ilha despovoada ao largo da costa oeste da Escócia e tinha apenas oito ou nove anos quando começou a escrever histórias sobre os vikings e dragões.
Ela é mundialmente famosa por ter criado a séria de livros Como Treinar seu Dragão a qual você, certamente, conhece as animações produzidas pela DreamWorks e Netflix. A coleção, com 12 livros, além de 2 volumes extras, já vendeu mais de 11 milhões de livros em 38 idiomas em todo o mundo. Meu mais novo conheceu a história lendo os livros do irmão mais velho (que hoje está com 22 anos e é um leitor feroz).
Atualmente, o caçula anda apaixonado por No Tempo dos Feiticeiros, nova séria da autora que narra sobre antigos tempos em que havia feiticeiros, bruxas, guerreiros… e Magia. No tempo dos feiticeiros mostra a guerra entre duas tribos: os feiticeiros, que eram mágicos, e os guerreiros, que não eram.
Esta é a história de Xar, um menino feiticeiro cujos poderes ainda não despertaram, e de Desejo, uma menina guerreira cujo maior sonho é ser reconhecida pela mãe. Xar e Desejo foram ensinados a odiar um ao outro, mas terão que superar as diferenças e enfrentar um mal que pode destruir seus lares.
A coleção já foi traduzida para 37 idiomas e também teve seus direitos autorais licenciados para a DreamWorks. É um prato cheio para crianças que, por serem mais novas, perderam o ciclo de livros do Harry Potter.
Espero que essa pequena lista te ajude a introduzir o universo juvenil na imaginação da sua criança e desejo, sinceramente, que ela se torne uma leitora tão ávida quanto os "sócios" da Amazon (rs) que eu tenho em casa.
Boa leitura e diversão para a família e até a próxima!
Antes de você ir.... já conhece o serviço Prime da Amazon? Com ele, além de frete grátis em livros e milhares de outros produtos, você ainda tem acesso a ofertas e descontos especiais, além de preferencia em pré-lançamentos e acesso aos serviços Prime Video e Prime Music. Confira!
Comments