Deus existe
Para a maioria de nós, a crença num Deus transcendente é algo difícil de sustentar de forma lógica e racional. Para aqueles que acreditam, a fé, em geral, é uma questão subjetiva e amparada por dogmas religiosos inquestionáveis. No entanto, ao contrário do que muitos possam pensar, há uma fundamentação racional para a fé e a crença em Deus. Uma fundamentação baseada em argumentos sólidos e numa lógica coerente.
Neste pequeno livro, André Assi Barreto se utiliza da lógica clássica (aristotélica) e do raciocínio dedutivo para provar a existência de Deus. Partindo de argumentos teóricos para avançar aos práticos, ele busca capacitar o leitor a remover a aura de irracionalidade que muitas vezes tentam imputar à religião e aos assuntos ligados a fé. Um caminho para aqueles que buscam reforçar e compreender melhor suas crenças ou mesmo para aqueles que buscam obter mais autoridade sobre suas dúvidas.
Seu primeiro argumento, o Ontológico (aquilo que diz respeito ao ser) parte da definição da natureza essencial de Deus, do ser divino. O segundo, o da Moralidade Objetiva, baseia-se nas virtudes e valores naturalmente bons, como amor, verdade, misericórdia e outros. O terceiro argumento está fundamentado no conceito universal da Beleza, um conceito objetivo e metafísico que está acima de convenções sociais ou de definições relativistas.
O quarto argumento, o argumento cosmológico "Kalam", um termo árabe que representa no mundo islâmico aquilo que chamamos no Ocidente de "teologia racional", foi formulado pelo filósofo William Lane Craig. Este argumento parte da premissa que de tudo que começa a existir tem uma causa, logo, o universo tem uma causa, um início absoluto. O quinto argumento, o da Ressurreição, é o mais conectado ao mundo da experiência e o único que recorre a um fato demarcado na História humana. Um fato que serve de base para a fé cristã e para a existência de Deus.
André conclui, ao final, que a existência de Deus não é uma questão pessoal e subjetiva, mas sim suscetível à lógica e à argumentação racional. Mas não se trata apenas disso, a experiência e os testemunhos pessoais também são válidos para o aprofundamento da discussão. O que se discute também, para além da existência de Deus, é o sentido da própria vida.
É bom deixar claro que o livro não oferece respostas, mas sim argumentos lógicos. É um incentivo e um convite para o leitor se aprofundar no tema, e para isso o autor sugere ao final de cada capítulo um rol de leituras para cada argumento. Desejar acreditar em algo não nos livra das dúvidas e tampouco nos prepara para argumentar contra ou a favor de nossas crenças. Pensar logicamente é um passo importante para fortalecer nossa fé, mas nunca devemos esquecer de que nossas experiências pessoais são extremamente importantes para a compreensão do mundo à nossa volta e para nos conectarmos ao divino. A busca pela verdade sempre nos levará, invariavelmente, a Deus.
Publicado pela Editora Armada, a primeira edição foi lançada em agosto deste ano. Você pode comprar o livro na Amazon clicando aqui.
Notas sobre o autor: André Assi Barreto é graduado em Filosofia (USJT), mestre em Filosofia (USP) e doutorando em Filosofia (USP), além de ser licenciado em História e Geografia. Também atua como editor, tradutor, palestrante e revisor. É autor de Entre a ordem e o caos: compreendendo Jordan Peterson (2021), Os Fundamentos do Globalismo: as origens da ideia que domina o mundo (2022) e O que a Filosofia não é (2023). André também é host do podcast OliverTalk e publica textos regularmente em www.andreassibarreto.com.
Assista ao vídeo da resenha no YouTube:
Comments