top of page

Red Umbrella News 9 - Notícias do Mercado Editorial

Atualizado: 18 de abr. de 2022




Semanas de 22/10 a 04/11/2021


Na semana passada, excepcionalmente, não pudemos publicar nossa newsletter. Para compensar nossos leitores, hoje trazemos uma edição dupla com mais conteúdo e informação.

 

Mercado Editorial


Ingressos Bienal do Livro do Rio

Começamos com uma notícia excelente. Hoje, finalmente, começaram a ser vendidos os ingressos para a XX Bienal Internacional do Livro. Conforme noticiamos na Red Umbrella News #06, esta edição do maior festival literário do País terá uma versão híbrida com dias e horários pré-definidos para visitação. Por isso, os ingressos somente poderão ser adquiridos on-line. Você já garantiu o seu?

 
Dia Nacional do Livro

Dia 29 de outubro foi o Dia Nacional do Livro, data escolhida para comemorar o aniversário de criação da Biblioteca Nacional (local que guardo com muito carinho e boas lembranças do meu primeiro estágio). Este ano há muito o que comemorar, principalmente pela retomada das vendas de livros, que seguem crescendo (mais sobre isso na Red Umbrella News # 02).


E não somente as vendas de livros físicos e e-books estão recuperando o fôlego, como também tivemos a abertura de várias novas livrarias físicas pelo País, em especial as médias e pequenas lojas mais segmentadas para as preferências de seus públicos e mais focadas em proporcionar experiências literárias para seus consumidores. Um ótimo sinal de que o setor livreiro está confiante na sua recuperação pós-pandemia e na redescoberta do prazer de ler.


Porém, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer, uma vez que apenas 52% da população lê de 2 a 5 livros por ano, de acordo com o estudo divulgado pela quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Em outras palavras, 93 milhões de brasileiros não leram um livro sequer nos últimos três meses, mesmo que em parte.


O brasileiro também leu menos desde a última edição da pesquisa. Um dado interessante, que pode ser meio surpreendente, é que a maior redução no percentual, de 82% em 2015 para 68% em 2019, foi registrada entre as pessoas com ensino superior e entre os mais ricos. Na classe A, o percentual passou de 76% para 67%.


Os números refletem a perda dos leitores para a internet, uma vez que boa parte do tempo disponível para leitura foi canalizado para as rede sociais, ocupando cerca de 66% do tempo livre das pessoas. Um contrassenso, considerando que o estudo mostra que 82% dos leitores gostariam de ter lido mais e que, entre os entrevistados, quase a metade (47%) diz que não o fez por falta de tempo.


De olho nessa tendência, editoras, autores e livreiros passaram a investir massivamente em plataformas digitais para atrair e manter os leitores engajados. Nos últimos dois anos, também vimos uma explosão de perfis literários no YouTube, Instagram e até no TikTok, com muitos conteúdos de excelente qualidade.


Para as outras classes sociais, apesar se ter a percepção que o brasileiros não leem mais porque os livros são caros, a pesquisa apontou que apenas 5% dos leitores e 1% dos não leitores disseram não ter lido mais por esse motivo, embora 22% dos 27 milhões de leitores da classe C tenham feito escolhas de compras de livros com base no preço. Infelizmente, há outros motivos mais estruturais que dificultam o acesso dos brasileiros aos livros, como o analfabetismo funcional e a ausência de bibliotecas, por exemplo.


Por fim, a pesquisa aponta a diferença que o incentivo aos novos leitores pode fazer. Um terço dos entrevistados afirmou que desenvolveu o hábito da leitura incentivados por um professor, mãe, pai ou tutor. Dar um livro de presente pode ser uma grande fonte de inspiração.


 

Resenhas do Mês


Esta semana publicamos a resenha de O Hobbit, de J. R. R. Tolkien.


Também publicamos a terceira parte de uma série de oito artigos sobre Inovação.


Estas foram as resenhas publicadas no mês de outubro:


1. Duna, de Frank Herbert, o romance de ficção científica mais vendido da história.

2. Anatomia do Estado, de Murray N. Rothbard.


Conte-nos depois o que achou.

 

RedLists


Nossas Redlists são especialmente preparadas para trazerem conteúdo de qualidade para os nossos leitores.



Aqui estão as outras RedLists, caso você tenha perdido alguma:



 

Quinta-feira é dia de #TBT nas redes sociais e adoramos poder recordar deste post muito curtido, comentado e compartilhado no Instagram do @redumbralla_art






 

Mais vendidos da semana


Confira os livros mais vendidos da semana na Amazon:






 

Red no Facebook


Curta a nossa página no Facebook e interaja com quase 4.000 leitores, além de acessar as promoções exclusivas da Amazon.

 

Red no WhatsApp

Entre para nosso grupo do WhatsApp e acompanhe as novidades e promoções em primeira mão.






21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page