top of page

O Urso e o Rouxinol - Katherine Arden

Atualizado: 28 de abr.


Um conto de fadas russo


Graças à indicação de uma seguidora do Red Umbrella no Instagram, cheguei a esse livro e à sua autora. Apesar de receber muitas indicações de livros, essa, em especial, foi feita com uma certa veemência, indicando que se tratava de uma leitura com grande potencial de qualidade, o que acabou se confirmando na prática.


O Urso e o Rouxinol é o primeiro romance de uma trilogia que mistura mitologia eslava com elementos da história russa medieval. Esta característica, por si só, já revela uma peculiaridade atraente para leitores ávidos por narrativas que desafiem o lugar-comum, dado que essa mitologia é tão antiga quanto desconhecida de nós, ocidentais.


Os eslavos são um povo de origem indo-europeia que se espalhou pela Europa Central e Oriental há mais de 5 mil anos, ocupando hoje países como Rússia, Polônia, Ucrânia, Sérvia, Croácia, Bulgária, República Tcheca, dentre outros. O termo vem do latim slavus ou sclavus, que significa escravo. Suas religiões, mais antigas que o cristianismo, originaram-se no imaginário e no folclore desses povos. Baseadas na ideia de princípios duais, suas divindades se dividem entre boas e más. Enquanto o fogo e o Sol estavam associados à maioria das divindades benevolentes, o frio e o inverno estavam associados à morte e à maioria dos deuses negativos.


É neste contexto que Katherine Arden conta a história de Vasilisa Petrovna, filha de um senhor de terras ao norte de Moscou, que, assim como a mãe, podia ver e conversar com os seres mitológicos (demônios e divindades) que habitavam a aldeia medieval em que morava e também a floresta que a circundava. Apesar do cristianismo ortodoxo que dominava a Rússia daquela época, ou pelo menos aquela região em particular, o povo, em especial os camponeses, adorava ouvir histórias que envolviam as criaturas fantásticas da sua mitologia.


Filha mais nova de uma família de 5 irmãos, Vasilisa se destaca por sua impulsividade e também por seu comportamento nada ortodoxo para as meninas e mulheres da sua época. Prometida inadvertidamente para o demônio do gelo, mais conhecido como Morozko, Vasilisa, ou Vasya como era chamada pelos seus familiares, acaba lutando para manter viva a crença na religião antiga e nos seus seres extraordinários, entrando em choque com sua madrasta (a mãe morrera logo após seu nascimento) e o padre da aldeia.


Procurando representar, da maneira mais fiel possível, os costumes e tradições do povo russo daquela época, a autora consegue criar um conto de fadas onde o mal e o bem assumem papeis diversos daqueles que supostamente imaginaríamos. Uma história que apresenta ao leitor um folclore rico de elementos fantásticos que nos ajuda a entender o espírito de um povo tão antigo quanto distante.



Disponível no Kindle Unlimited, o livro pode ser adquirido também em capa comum pela Amazon. Sua primeira edição em português foi publicada em agosto de 2017 pela Fábrica231, o selo de entretenimento da Editora Rocco.


Notas sobre a autora: nascida em Austin, no Texas, Katherine Arden passou um ano do ensino médio em Rennes, França. Após ser aprovada para a Middlebury College em Vermont, ela adiou a inscrição por um ano para viver e estudar em Moscou. Na Middlebury especializou-se em literatura francesa e russa.





38 visualizações0 comentário
bottom of page