Um conto de fadas nada convencional
Em tempos de Thor: Amor e Trovão, nada como explorar a história dos deuses nórdicos, desde sua criação até o juízo final, neste belo livro de Neil Gaiman. Mas só um alerta: Odin, Thor e Loki não são exatamente os mesmos que você conheceu nos cinemas ou leu nas HQs, e nem tampouco Asgard e os nove mundos.
Originada de povos antigos do norte da Europa, que misturavam história e religião para contar sua versão primitiva da criação do mundo e também do fim dos tempos, a mitologia nórdica é rude, recheada de traições, competitividade, violência e sedução. Seus mitos e lendas se espalharam pela península escandinava e pelos territórios dominados pelos vikings, refletindo uma época e o espírito de um povo. Deuses, Elfos, Gigantes e Anões, além de outras criaturas fantásticas, habitam um universo rico em personagens poderosos e emblemáticos.
Os Deuses, que residem em Asgard e em Vanaheim, viajam entre os nove mundos através da Bifrost, a ponte arco-íris. Suas aventuras nos outros mundos compõem a maior parte das histórias do livro, onde magia, força e astúcia são os elementos utilizados para determinar o resultados de cada uma delas. Loki, deus da trapaça, é peça chave de todas as narrativas, inclusive no Ragnarök.
Neil Gaiman, com seu talento e criatividade, selecionou de várias fontes as histórias que queria recontar e definiu como queria contá-las, misturando versões dos mitos em prosa e em poesia. O resultado foi um livro delicioso de ler e revelador de uma mitologia pouco conhecida de todos nós.
Notas sobre o livro: essa edição, em capa dura, foi publicada pela Editora Intrínseca em fevereiro de 2017. São 288 páginas ao todo. Cliqui aqui para comprar o livro na Amazon.
Notas sobre o autor: Neil Gaiman é considerado um dos maiores escritores vivos. Tem mais de vinte livros publicados e já foi agraciado com diversos prêmios, incluindo o Hugo, o Bram Stoker e a Newbery Medal. Começou a carreira como jornalista, mas logo ingressou no mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman, e, depois, conquistou a ficção adulta e a literatura infantojuvenil, publicando obras memoráveis, como Deuses americanos e Coraline. Alguns de seus livros foram adaptados para o cinema e para a tevê, e a série da Netflix inspirada em Sandman tem estreia prevista para este ano 2022. Pela Intrínseca, publicou também O Oceano no Fim do Caminho, Lugar Nenhum, Os filhos de Anansi, a coleção inédita de quadrinhos Biblioteca Gaiman, entre outros.
Comments