top of page

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Atualizado: 16 de abr.



Homem-Aranha para sempre

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que estreou no último dia 17/12, já é a maior estreia da história do cinema no Brasil e uma das maiores mundo afora. Para os fãs que começaram a acompanhar o cabeça de teia nas telas, e também para aqueles que liam (e ainda leem) suas revistas, foi um show de emoções. Nostalgia, humor e ação em doses aracnídeas para ninguém botar defeito.


Desde o primeiro aranha no cinema com Tobey Maguire já se passaram 20 anos, e isso foi suficiente para toda uma nova geração de fãs do aranha se formasse e se consolidasse. Na pré-estreia aqui no Rio, o número de adolescentes e jovens na faixa dos 15-25 anos era a maioria absoluta (eu me senti o Tio Ben no meio dessa turma). Para um super-herói nessa faixa etária nenhuma surpresa, mas o Homem-Aranha é muito mais do que isso: ele é o melhor amigo da vizinhança, o cara nerd e tímido que se transforma num cara engraçado e descolado quando veste o uniforme e o herói que mantém valores morais elevados mesmo quando está lutando contra super vilões psicopatas. Em suma, um cara legal que todos gostariam de ter como amigo ou alter ego. Apesar de super força, habilidades sobre-humanas e o famoso sensor aranha, ele leva porrada, se machuca pra valer e mesmo assim não desiste de lutar contra o mal. Mais simbolicamente humano do que isso, impossível.



O filme mostra a história do herói, que acaba tendo sua identidade de Peter Parker revelada para o mundo inteiro, tentando conviver com a bagunça em que sua vida e a de todas as pessoas à sua volta se tornou por causa disso. Desesperado por ajuda, Peter procura o Doutor Estranho para tentar fazer com que sua identidade fosse esquecida por todos, menos, é, claro, pelas pessoas que amava. Ele só não imaginava que o feitiço usado pelo mago para ajudá-lo traria consequências ainda mais graves.


O filme conta um elenco de luxo, inclusive com algumas surpresas fora do universo cinematográfico. No final, fica claro para todos que assistiram que muitas reviravoltas também irão ocorrer no universo de outros super-heróis da Marvel e do próprio Homem-Aranha. Aguardemos!



PS: Ano que vem (2022) o personagem faz 60 anos (a primeira aparição nos HQs foi em 1962) e, mesmo assim, continua encantando e se renovando a cada geração. Stan Lee merece todos os créditos por isso.






bottom of page