Nada mais autêntico do que um filme japonês sobre Godzilla, um dos monstros mais famosos da história do cinema. Ícone da cultura pop japonesa, ele apareceu pela primeira vez em 1954 no filme Gojira (seu nome original) produzido pela Toho Film Company Ltd. Desde então, foram 32 filmes produzidos com o lagartão, fora as animações. A última versão americana, de 2021, incluiu o encontro de Godzilla com outro monstro não menos famoso, King Kong.
Ambientado num Japão arrasado pela Segunda Guerra Mundial, o filme tem como protagonista um ex-piloto Kamikase, Koichi Shikishima (Ryunosuke Kamiki), que, ao deserdar aterrissando seu avião numa pequena ilha japonesa, acaba tendo seu primeiro encontro com Godzilla, mas sobrevive. Atormentado por seu ato de deserção e também pelo encontro com o monstro, ele volta a uma Tóquio completamente destruída pela guerra. Ao procurar em vão por seus pais, ele acaba se envolvendo fortuitamente com Noriko Oishi (Minami Hamabe), que também tinha perdido sua família e carregava consigo um bebê órfão de guerra.
Ao conseguir um emprego num barco caça-minas, Shikishima acaba fazendo amizade com a tripulação, mas o grupo acaba sendo envolvido numa perseguição a Godzilla, que reaparece anos depois, maior e mais forte, e ruma para Tóquio. Demonstrando um poder de destruição incomparável, o monstro arrasa com parte da cidade e ameaça a sobrevivência de uma população que ainda lutava para se reerguer. Apesar das feridas causadas pela guerra, e sem ajuda externa, civis e ex-combatentes se organizam para destrui-lo numa operação extremamente arriscada. Shikishima, por sua vez, tem a oportunidade de exorcizar seus fantasmas e vencer sua própria guerra interior.
Com ótimas atuações e diálogos que ressaltam o trauma japonês com a derrota no conflito, mas também com críticas ao esforço de guerra do governo, que sacrificava vidas em troca de uma ambição desmedida, o filme acaba sendo uma espécie de manifesto contra a cultura de morte em voga no país. Ao defender um heroísmo sem sacrifício humano, e a união de pessoas comuns pela sobrevivência e pelo seu próprio futuro, o filme agrada pela qualidade do roteiro e também pelos efeitos visuais. Com baixo orçamento, cerca de US$ 15 milhões, ele não fica devendo em nada às grandes produções americanas.
Godzilla Minus One é um filme sobre um monstro descomunal, mas também sobre os monstros deixados por uma guerra brutal e insana. Cinema clássico que agrada e entretém.
Assista ao trailer legendado:
Comentarios