top of page

Flow - filme

Foto do escritor: Dalmo Moreira JuniorDalmo Moreira Junior
Encantador

Vencedor do Oscar 2025 de Melhor Animação, superando outras ótimas produções como Divertida Mente 2 (Disney) e Robô Selvagem (Dreamworks), Flow é um filme encantador. Dirigido pelo letão Gints Zilbalodis, ele ainda foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Internacional.


A história, contada através dos olhos de um gato, é simples, mas belíssima. Sem diálogos, Flow conduz o espectador a uma experiência sensorial única e envolvente. Astuto e reservado como todo gato, ele se vê numa situação aflitiva quando uma inundação atinge seu lar e tudo que está a sua volta. Ao embarcar numa jornada de sobrevivência, ele acaba se unindo inadvertidamente a um grupo de animais bem diversificado: um cachorro, uma capivara, um lêmure e uma ave misteriosa.


Neste cenário de calamidade, onde não há humanos, mas apenas ruínas e vestígios de sua existência, os animais navegam a esmo por um mundo parcialmente submerso e enigmático. Movidos pelos seus intintos, os animais acabam compreendendo a importância da cooperação e da amizade para se manterem vivos apesar de todas as atribulações.



A animação, produzida com o software gratuito Blender e um orçamento de 4 milhões de dólares, modesto quando comparado a outras grandes produções, é visualmente atraente. Suas cores suaves e texturas simples fazem o espectador se sentir numa espécie de sonho, enquanto os movimentos naturais dos animais — inspirados em referências reais — trazem autenticidade e leveza ao filme. A trilha sonora, composta pelo próprio diretor, é envolvente e contribui para dar profundidade a cada cena.


Seu final nos remete a uma reflexão sobre o continuum de criação e destruição da natureza, mas, ao mesmo tempo, de esperança e fraternidade ao demonstrar que cooperação e amizade podem germinar mesmo entre seres tão diferentes entre si. Sua singularidade e simplicidade provam que uma história bem contada pode se valer apenas de elementos visuais e sensoriais. Produção independente, Flow é uma obra-prima que toca nosso coração de uma maneira silenciosa. Não deixe de assistir.





Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page