top of page

Devoradores de Estrelas - Andy Weir

Atualizado: 10 de jan.

Uma ótima história com um toque de humor e sensibilidade, e um desafio para parar de ler

Cheguei a esse livro com uma mistura de curiosidade e expectativas. Estava curiosa pra ler alguma coisa do autor de Perdido em Marte, cujo filme é espetacular, um dos melhores de ficção científica com ciência factível, na minha opinião. A expectativa ficou por conta deste título ser um dos cinco livros indicados por Bill Gates que, ano após ano, nunca me decepcionou nas suas recomendações.


Eu gosto muito de ficção científica, seja com um toque mais lúdico como Star Wars, seja um thriller de fazer você parar de respirar como Alien - O oitavo passageiro. Mas, como fã incondicional de Issac Asimov, gosto mesmo de uma boa história ficcional com bastante plausibilidade científica. E, isso, Devoradores de Estrelas tem de sobra, literalmente.


Andy Weir é tão detalhista em sua narrativa científica que às vezes até pra mim, uma nerd inveterada, fica meio enjoado. Ele faz tantas vezes a mesma piada sobre o sistema métrico e imperial que… aff (rs).



Mas, tirando isso, inegável que é uma história muitíssimo interessante com um plot surpreendente (tá, eu não fiquei tão surpresa assim, mas é uma reviravolta bem bacana e construída).


A história começa com o protagonista acordando num cenário no qual só há perguntas e incertezas. Sua própria memória o abandonou. Numa narrativa que alterna entre o momento presente e flashbacks, Dr . Ryland Grace que, no começo da história não lembra seu nome e nem que é um doutor - o autor vai nos apresentando elementos que vão, aos poucos, reconstruindo a história que fez nosso personagem principal chegar onde está.


Entre idas e vindas da sua memória, ele acaba por descobrir que está em uma espaçonave numa missão suicida para salvar a Terra da extinção por alienígenas bem diferentes dos quais estamos acostumados a ler ou ver nos cinemas. Essa premissa é bastante original e gostei muito dela, principalmente, porque ela soa como algo que poderia acontecer de verdade.


A partir daí é difícil falar da história sem dar spoilers que arruinariam sua experiência de leitura. Mas, o que posso dizer é que Devoradores de Estrelas é uma ótima história com um toque de humor e sensibilidade, e, um desafio para parar de ler (entrei madrugada a dentro algumas vezes...rs).


Se você gosta desse gênero literário, recomendo muito a leitura. Vamos torcer para que a adaptação para o cinema seja tão exitosa quando o primeiro livro do autor.


Boa leitura!



Notas sobre o autor: ANDY WEIR mora na Califórnia e trabalhou por vinte anos como engenheiro de software, até que o sucesso de seu primeiro livro, Perdido em Marte, lhe permitiu realizar o sonho de se tornar escritor em tempo integral. Apaixonado pelo espaço desde sempre, seus hobbies incluem estudar teoria da relatividade, mecânica celeste e a história de voos espaciais tripulados.


Notas sobre a editora: A Editora Suma é um selo do Grupo Companhia das Letras voltado para temas geeks. Os principais gêneros são fantasia, ficção científica e terror, embora tenham também no catálogo títulos em outras áreas de interesse, como não ficção e thrillers.



62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page