top of page

Caminhos tortuosos I - Edelweis Ritt

Atualizado: 9 de nov. de 2021


Muita gente tem a expectativa de uma vida linear, uma carreira linear. Crescer, formar-se e trabalhar naquela profissão para sempre. Esta expectativa gera muita ansiedade, especialmente se algo dá errado. E gente.. dá errado. E gente... está tudo bem.

Charles Darwin queria estudar medicina em Edinburgh, mas deu errado. Ele não conseguia suportar a visão do sangue e acabou indo estudar teologia. Sim, é o Charles Darwin da teoria da evolução.

Durante o estudo de teologia ele passava colecionando insetos, aprendendo geometria e física por conta própria e se perguntando sobre a criação das espécies. E como as carreiras não lineares sempre dependem de um pouquinho de sorte, ele acabou conhecendo John Henslow, o botânico e geólogo que criou o Jardim Botânico de Cambridge, o qual o convidou, ao final da faculdade, para uma expedição até a América do Sul. O ano? 1831.

O momento "Eureca" aconteceu durante esta viagem quando Darwin ao ver uma quantidade enorme de espécies vivas e fósseis, analisando semelhanças entre espécies de ilhas diferentes, viu que as espécies não estavam simplesmente lá desde sempre mas faziam parte de um processo adaptativo. Não era para ele ser médico, e nem teólogo e tenho certeza que você e nem a humanidade sabem o nome dos médicos e teólogos que se formaram no mesmo ano. Mas sabemos quem foi Charles Darwin, Um cara que não sabia bem o que queria, que fez várias coisas até acabar famoso e que tinha uma energia enorme para pesquisar, analisar e catalogar, além de ter tido uma sacada memorável a partir de suas observações.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น

ได้รับ 0 เต็ม 5 ดาว
ยังไม่มีการให้คะแนน

ให้คะแนน
bottom of page