top of page

5 castelos famosos que inspiraram filmes e animações

Atualizado: 3 de fev.

Castelos são, por definição, grandes construções fortificadas que serviam de refúgio para um lorde ou um nobre. Suas altas muralhas, portões impenetráveis e torres de vigia eram uma representação medieval de força e poder.  Construídos para controlar a área circunvizinha, eram estruturas tanto defensivas como ofensivas, formando assim bases a partir das quais poderiam partir as invasões, bem como a proteção contra inimigos.


Depois do século XVI, com o surgimento de novas tecnologias armamentistas, como os canhões, eles passaram a se tornar locais difíceis de proteger e inseguros para se viver.  Como resultado, entraram em declínio e foram substituídos pelos fortes, que eram construções mais resistentes ao impacto das balas de canhão e estruturas mais fáceis e rápidas de construir. No século XVIII, contudo, ocorreu um renascimento do interesse pelos castelos como parte da tradição romântica e do revivalismo gótico, mas suas construções, a partir daí, não tinham mais qualquer função militar.


A Europa concentra a grande maioria dos castelos no mundo, com aproximadamente 10 mil deles espalhados pelo continente. A maior parte foi construída na Idade Média, e alguns não passam de ruínas, mas outros ficaram mundialmente famosos por sua história e por sua arquitetura. Muitos destes castelos, inclusive, serviram de inspiração e de cenário para grandes épicos do cinema.


Nesta Redlist, selecionamos 5 castelos icônicos que se tornaram ainda mais famosos pelos filmes e animações que se utilizaram de sua arquitetura e beleza singulares para inspiração e/ou produção de clássicos como A Bela Adormecida, Branca de Neve, Harry Potter, Robin Hood e outros mais.


 

1. Castelo de Neuschwanstein - Baviera, Alemanha



Construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Schwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, perto da fronteira com a Áustria, é um dos castelos mais fotografados e visitados de todo o mundo. Suas torres e espiráculos inspiraram dois dos maiores clássicos da Disney: "Cinderela", de 1950 e "A Bela Adormecida", de 1959.


Sua concepção foi esboçada pelo Rei Ludwig II da Baviera numa carta a Richard Wagner em 31/05/1868: "É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (...) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira bênção ao mundo".


O castelo compreende uma portaria, um caramanchão, a casa dos cavaleiros com uma torre quadrada, e uma cidadela com duas torres no extremo oeste. O efeito do conjunto é altamente teatral, tanto no exterior como no interior. A influência do Rei é evidente por todo o lado, demonstrando seu entusiástico interesse no desenho e na decoração.




 

2. Castelo de Chillon - Lago Léman, Suíça



É um dos castelos suíços mais conhecidos, além de ser o monumento mais visitado do país e um dos mais bem preservados da Europa. Situa-se numa das margens do Lago Léman, em Veytaux, a 3 quilômetros de Montreux. De forma oblonga, mede 110 metros de comprimento por 50 de largura, culminando com uma torre de menagem de 25 metros de altura. Foi construído sobre um rochedo, um ponto de proteção natural e estratégico para controlar a passagem entre o sul e o norte da Europa. De um lado, é uma magnífica residência à beira do lago e, do outro, uma imponente fortaleza em frente às montanhas.


Chillon serviu de inspiração para o castelo do Príncipe Eric, da animação "A Pequena Sereia", de 1989.  


 

3. Castelo de Alnwick - Northumberland, Inglaterra



Erguido em 1096 por Yves de Vescy, barão de Alnwick, tinha como função defender o norte da Inglaterra das invasões escocesas. Adquirido pela família Percy, os duques e condes de Northumberland, em 1309, foi renovado e remodelado em diversas ocasiões ao longo de sua história.


O castelo é composto por dois anéis principais de edifícios. O anel interno está situado em torno de um pequeno pátio e contém as salas principais. Esta estrutura está no centro de um grande pátio externo. Como o bloco central não era grande o suficiente para conter todas as acomodações necessárias nos séculos posteriores, uma grande variedade de edifícios foi construída ao longo da parede sul daquele pátio.



Segundo maior castelo habitado no Reino Unido, é atualmente a residência do Duque de Northumberland. Seu belíssimo jardim adjacente e as várias exposições especiais realizadas em seus espaços internos atraem cerca de 600.000 visitantes todos os anos.



Um aumento no interesse do público no castelo foi gerado por seu uso como um substituto para o exterior e interior de Hogwarts nos filmes de Harry Potter. Ele também foi usado como local de filmagens da série Downtown Abbey e do filme Robin Hood: Príncipe dos Ladrões, com Kevin Costner.



 

4. Castelo de Eilean Donan - Escócia



O Castelo de Eilean Donan (em gaélico escocês, Eilean Donnáin) foi construído em uma pequena ilha em Loch Duich, a oeste das Terras Altas escocesas, conectada à margem próxima por uma ponte e situa-se a pouco menos de 1 quilômetro da vila de Dornie. A ilha de Eilean Donan (que significa ilha de Donan) foi nomeada em homenagem a Donan de Eigg, um mártir celta da Alta Idade Média. Uma curiosidade é que Eilean Donan possui uma das duas únicas escadas em espiral para canhotos situadas em castelos na Grã-Bretanha, visto que o rei do tempo da construção do castelo era canhoto. Outras curiosidade são um canhão cinza da Primeira Guerra Mundial, situado fora da construção, e um memorial aos Macraes mortos durante esse confronto. Atualmente, Eilean Donan é o lar do clã Macrae.



O castelo é um dos monumentos escoceses mais fotografados e um local popular para casamentos e locações cinematográficas. Apareceu em filmes como: The Master of Ballantrae (1953), A vida íntima de Sherlock Homes (1970), Highlander (1985), Mio in the Land of Faraway (1987), O Mistério do Lago Ness (1996), Quando Surge o Amor (1998), 007 - O Mundo não é o Bastante (1999), Kandukondain Kandukondain (2000), Elizabeth - A Era de Ouro (2007) e O Melhor Amigo da Noiva (2007).


Eilean Donan foi usado também como inspiração para o lar da princesa Merida, da animação Valente, de 2012.



 

5. Alcázar de Segóvia - Espanha



O Alcázar de Segóvia é um castelo medieval localizado na cidade de Segóvia, comunidade autônoma de Castela e Leão. Como muitas outras fortificações na Espanha, o Alcázar teve as suas origens em uma fortificação islâmica que não existe mais. Sua primeira construção foi em 1122, 34 anos depois da reconquista de Segóvia pelo Reino de Leão. Ao longo dos séculos, foi renovado e ampliado várias vezes, tornando-se um dos castelos medievais mais famosos do mundo, além de ser um dos marcos mais visitados da Espanha. Pano de fundo para diversos eventos históricos significativos, foi o lar de vinte e dois reis, além de outras figuras históricas notáveis.



A fortaleza fica em um penhasco rochoso no extremo oeste da cidade velha de Segóvia, que foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1985, acima da confluência dos rios Eresma e Clamores. Desde a sua declaração como Arquivo Nacional por um Decreto Real em 1998, ele é usado como um museu e um edifício de arquivos militares. Também funcionou como uma prisão estadual, um Colégio Real de Artilharia e uma academia militar.


O Alcázar de Segóvia serviu de inspiração para o castelo da vilã de "Branca de Neve e os Sete Anões", de 1937, o primeiro desenho animado em cores e com som do mundo. Ele também foi usado como cenário para o filme "Falstaff - O Toque da Meia Noite" de Orson Welles.



 

Qual foi o castelo que mais te impressionou?

  • Neuschwanstein - Alemanha

  • Chillon - Suíça

  • Alnwick - Inglaterra

  • Eilean Donan - Escócia







bottom of page