Robô chinês com expressões faciais humanas impressiona por seu realismo
Recentemente, uma startup chinesa chamada AheadForm apresentou o protótipo de uma cabeça de robô humanoide que exibe expressões faciais extremamente realistas. O modelo, batizado de Origin M1, foi mostrado em vídeo e demonstrou a capacidade de piscar, sorrir e reagir de maneira impressionante.
Assista ao vídeo:
Outros exemplos de robôs chineses com expressões:
A empresa chinesa Ex-Robots, sediada em Dalian, também desenvolve robôs humanoides com expressões faciais aprimoradas. Os engenheiros da empresa utilizam inteligência artificial para permitir que os robôs reconheçam e demonstrem emoções.
Em junho de 2024, a X Robots divulgou um vídeo de sua fábrica, onde robôs humanoides com corpo inteiro e veias aparentes imitam uma funcionária e exibem expressões faciais.
Em 2025, estudantes universitários em Xangai criaram uma cabeça de robô com expressões faciais humanas que se tornou viral por seus resultados divertidos.
A China busca a produção em massa de robôs humanoides, com planos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação de desenvolver robôs realistas até 2025, com potencial de impactar a sociedade da mesma forma que smartphones.
A tecnologia de expressão facial em robôs tem evoluído globalmente, mas a China tem investido pesadamente para se tornar líder no setor, com foco em aplicações nas áreas de saúde, educação e serviços domésticos.
Será que um dia iremos interagir com máquinas que se parecem tanto com humanos que será difícil distingui-las de uma pessoa real?


