A SpaceX vem revolucionando a corrida espacial, principalmente no que se refere às inovações que vem implementando em suas espaçonaves e foguetes. E o dia 13/10/2024 foi emblemático neste sentido. O Super Heavy, o primeiro estágio reutilizável do veículo de lançamento superpesado da SpaceX, decolou às 9h25 (horário de Brasília) na base de Boca Chica, Texas, levando a nave Starship não tripulada no topo.
Pela primeira vez, esta missão de demonstração incluiu uma tentativa extremamente ambiciosa de manobrar o foguete de 71 metros até uma enorme estrutura de pouso, após sua separação da nave Starship. E ela foi um tremendo sucesso: o Super Heavy conseguiu pousar na plataforma de lançamento e foi capturado no ar por um par de grandes pinças de metal que a SpaceX apelidou carinhosamente de “hashis”.
Enquanto isso, a Starship continuou a voar sozinha, usando seus seis motores, antes de praticar uma manobra de pouso sobre o Oceano Índico.
O objetivo desta missão foi descobrir como a SpaceX pode, no futuro, recuperar e reutilizar rapidamente os propulsores Super Heavy e as espaçonaves Starship para futuras missões. Reutilizar rapidamente as partes do foguete é considerado essencial para o objetivo da SpaceX de reduzir drasticamente o tempo e o custo de enviar cargas — ou naves com pessoas — à órbita da Terra e ao espaço profundo.
A SpaceX planeja usar a Starship como o veículo de pouso que transportará astronautas da Nasa à Lua em 2026 (missão Artemis III). E até 2030, ela também espera que a Starship leve os primeiros humanos à Marte.
Fontes: CNN Brasil e SpaceX
Assista ao vídeo de lançamento da Starship e do Super Heavy: