Apresentado durante prévia da Expo Osaka Kansai 2025 como uma nova abordagem para mobilidade pessoal, o Corleo foi inspirado na anatomia e no comportamento de um cavalo. Ele é controlado pelos movimentos corporais do condutor, que monta o veículo como em uma sela tradicional. Sensores integrados captam os gestos do usuário e ajustam a movimentação das patas robóticas em tempo real. .Sua energia vem de um motor a hidrogênio de 150cc, que gera eletricidade para movimentar as pernas e emite apenas vapor d’água — uma solução ecológica, especialmente para um veículo off-road.
As quatro patas do Corleo contam com articulações adicionais e "cascos" com revestimento antiderrapante, capazes de absorver impactos e adaptar-se a diferentes tipos de solo — de trilhas rochosas a regiões alagadas. Um sistema de visão por IA analisa continuamente o terreno e calcula os passos seguintes, inclusive à noite, quando projeções visuais iluminam o caminho escolhido pelo robô.
O design lembra uma moto futurista, com um escudo frontal que parece uma cabeça, faróis para viagens noturnas e uma tela que exibe informações como nível de hidrogênio e rota. A grande inovação, porém, está na proposta: mais que um veículo, o Corleo é uma “máquina de mobilidade off-road sensorial”, projetada para se integrar ao usuário como uma extensão do corpo. A Kawasaki, conhecida por suas motos e robótica, aposta alto nesse conceito visionário.
Por enquanto, o Corleo ainda é um protótipo — detalhes como velocidade máxima, autonomia e duração da carga não foram divulgados, e a previsão de lançamento gira em torno de 2050.
Fontes: https://www.motoo.com.br/kawasaki-aposta-em-cavalo-de-ferro-futurista-para-terrenos-extremos/ e https://nerdizmo.ig.com.br/kawasaki-apresenta-o-corleo-um-robo-quadrupede-movido-a-hidrogenio-que-voce-pode-pilotar/

Assista ao vídeo demonstrativo:
E aí, o que achou? Deixe nos comentários suas primeiras impressões.