Não vou fazer estilo resenha. Vou pegar dois pontos que me interessaram neste livro e discorrer sobre eles. Vou chamar Teus próximos passos parte I e II. Ambos os textos foram inspirados na leitura deste livro.
Acabei achando o livro depois de ter encontrado o canal do You Tube onde o Patrick entrevista empreendedores, o qual também recomendo.
O primeiro ponto do livro sobre o qual vou discorrer é a ideia de pensar à frente quando se chegou na segunda metade da meia-idade (vou definir aqui como 47 a 58 anos) ou mesmo na terceira idade.
Os livros de business, em geral, se focam nos teus movimentos para uma carreira dos 20 aos 40 anos, seja como intrapreneur ou entrepreneur, e achei interessante pensar o que muda nos seus próximos passos depois desta idade.
Note que os cinco passos do livro vão em outra direção. Reiterando, não é uma resenha.
No começo da carreira teus próximos passos com certeza são diferentes dos teu próximos cinco passos depois dos 47. Neste momento a base do que já conquistamos (ou do que não conquistamos) conta muito. Para muitos pode ser o momento de uma grande mudança, que vai desde querer mudar de profissão e ser escritor, influencer, empreendedor por exemplo, a mudar o propósito de vida e voltar-se a filantropia ou à família, quando se atingiu a almejada independência financeira.
Independente de qual o seu plano sempre é o momento de rever os próximos passos e não somente os jovens fazem planos. Planejar na meia idade para alcançar novos objetivos pode ser até mais critico. Realismo e otimismo são as minhas receitas para esta jornada, mas isto pode ser bem pessoal.
Eu, por exemplo, tenho 53 anos e ainda estou na mesma carreira que iniciei aos 20 anos, mas tenho/temos planos diversos para o futuro, desde passar alguns anos em outro país, cuidar de nossa família (no meu caso sogros), escrever vários livros e auxiliar algumas start-ups com minha experiência. Muita coisa? Talvez. Mas se eu não começar a pensar nestes passos hoje, serão só planos que ficarão no papel. Para alguns futuros planos começamos a preparação. Desta forma, o curso de chinês tem recebido investimento, o primeiro livro já foi publicado, estou no conselho de algumas start-ups, mas ainda considero meu foco total sendo na minha atual posição. São preparações que iniciam, que me lembram dos planos futuros e que ajudam a manter o foco do longo prazo.
E você? Se você já passou dos 47, escreve ai nos comentários o que você está fazendo hoje e que vai te ser de uso daqui a dez anos.
Komentarze