“Se essa coisa, que parecia tão impossível, era só uma limitação em sua mente, então, que outras “impossibilidades” são também realmente muito possíveis?” — Anthony Robbins
É quase impossível falar de mindset empreendedor sem citar Tony Robbins, o autor e palestrante de desenvolvimento pessoal, que é um dos responsáveis por popularizar a PNL (Programação Neurolinguística) e, talvez, tenha o sido o pioneiro em difundir conceitos e técnicas que potencializam aprendizados e transformam pessoas. Se você ainda não leu meu artigo sobre mindset e como começar a transformá-lo, ele está aqui.
O cérebro é maleável e adaptável e pode ser reconfigurado
A PNL apresenta técnicas que permitem utilizar nossos recursos de comunicação interna e externa de forma mais eficiente. O princípio mais fundamental da PNL é a modelagem, que nada mais é do que copiar a estrutura de processamento interno de uma pessoa que tem excelência em realizar alguma coisa e, fazendo uso desse conhecimento, tornar-se você mesmo muito bom em fazer aquilo também. Com base nessa premissa, apresento agora a você as 7 características que todo empreendedor deve modelar para obter êxito. Esses e outros conceitos podem ser encontrados nos dois principais livros de Robbins Desperte seu gigante interior e Poder sem limites.
Clareza — a primeira característica trata-se, na verdade, de um desafio de auto descobrimento. É preciso ter coragem e mergulhar dentro de si mesmo para reconhecer onde você está neste exato momento, qual é o seu estado atual. Só assim você será capaz de ter clareza do que o está impedindo de realizar seja lá o que for. Esse passo é fundamental. Sem isso você não poderá prosseguir pois ele define para onde você quer ir.
Certeza — agora que você sabe exatamente onde está, identificou o que o impede de caminhar e determinou onde você quer chegar, é preciso desenvolver uma certeza real, pulsante, em acreditar que você é plenamente capaz de transformar o seu objetivo em realidade.
Animação — essa característica está intrinsecamente ligada à segunda pois a certeza da sua capacidade em realizar tem que ser tão forte dentro de você, que o manterá empolgado de uma forma tão intensa que acabará por contagiar os que estiverem ao seu redor. Você saberá que desenvolveu essa capacidade quando mal puder esperar para pular da cama e colocar seus projetos em ação.
Mire o seu alvo e tenha foco concentrado até atingir seu objetivo
Foco — aqui está um tremendo desafio de competência a ser desenvolvida! Se você passou de forma intensa pelas três primeiras características, agora, pode quase que literalmente, está pulando de entusiasmo, com mil projetos na cabeça, querendo colocá-los em ação todos ao mesmo tempo. E esse é um grande erro e um grande perigo. Você corre o risco de não conseguir colocar nada em prática. Nessa hora, é fundamental estabelecer prioridades e focar naquilo que é mais prioritário. Você precisa se manter fiel às suas metas, aquilo que determinou ser mais importante de concluir para seguir em frente na direção do sucesso. Precisa também se comprometer com os prazos estabelecidos para alcançá-las, o que nos leva a próxima característica.
Comprometimento — estabelecer metas consigo mesmo pode ser bem poderoso. E é aqui que ter um mindset empreendedor fará a real diferença entre realizar ou fracassar. Você precisa estar disposto a fazer tudo o que for possível, aprender coisas novas, deixar de fazer coisas sem importância, sacrificar alguns prazeres momentâneos, por exemplo, para alcançar suas metas pois sem elas você não chegará ao seu objetivo, ao seu estado desejado. Dar os primeiros passos é bem desafiador para a maioria das pessoas mas, uma vez em movimento, o prazer gerado pelos benefícios colhidos da sua determinação, por se manter em foco com suas metas, manterá você energizado e sua persistência e resiliência estarão potencializadas. Vencer a inércia é o sétimo e último passo para um mindset poderoso.
Momentum — este é um conceito emprestado da física no qual a primeira Lei de Newton anuncia que todo objeto tende a manter-se no seu estado atual. Se está parado, assim continuará, se colocar-se em movimento, assim permanecerá. Tony Robbins faz uso dessa analogia para explicar como que, a partir do momento que você tem a clareza e todas as demais características mostradas acima, é possível vencer a inércia natural de permanecer no estado atual e entrar em movimento, fazendo as coisas acontecerem e continuarem a acontecer por força das suas ações. Tomar consciência disso é perceber que o momento perfeito para começar alguma coisa é sempre agora, e não ficar esperando a “oportunidade ideal”.
SMART — Para desenvolver as características de um mindset empreendedor você precisa traçar objetivos, todos interconectados, com certas propriedades para que permitam criar mudanças duradouras em todas as áreas de sua vida. Seu objetivo precisa ser SMART:
S — Especifico — Seu objetivo precisa ter metas bem especificas, traduzidas em números, prazos ou algo realizado.
M — Mensuráveis — Determine o que demonstrará que você atingiu seu objetivo, algo palpável, quantificável.
A — Atingíveis — A meta que você especificou e mensurou precisa ser desafiadora mas não intangível ou você se verá frustrado. Também não pode ser muito fácil de ser alcançada pois não trará a resiliência de continuar em movimento.
R — Realizáveis — O seu objetivo tem que estar conectado com você, com o seu propósito, ou seja, tem que fazer sentido para você ou será muito mais difícil de atingi-lo. Não tente viver o sonho de outra pessoa. Faça isso por você, pelo seu sonho.
T — Temporal — Você precisa definir quando alcançar seus objetivos. Seja específico, determine uma data para o que você deseja que se realize.
Para encerrar, podemos concluir que o maior ensinamento que Robbins nos transmite sobre as sete características aprendidas acima é que o poder da mudança está em nossas mãos e que nós mesmos temos todas as respostas para os nossos desafios. Recomendo muito que você assista ao TED Talk onde ele explica e amplia vários conceitos apresentados nesse texto.
Não deixe de assistir!
Apesar de termos consciência íntima dessa verdade, pode ser bem difícil dar o primeiro passo, sair da inércia e viver o seu “momentum”. Nesses casos, ter ao seu lado alguém capacitado a ajudá-lo a desenvolver essas competências poder ser transformador. Pesquisar a respeito e procurar conhecer a história de outros empreendedores que venceram os obstáculos e foram lá e fizeram acontecer poderá trazer o ânimo necessário para começar seu próprio movimento.
Até a próxima e vamos empreender e inovar!
Comments